A Câmara dos Deputados elegeu nesta quinta-feira, 17 de março, os integrantes da comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O grupo reúne um total de 65 titulares.
Ao encerrar a votação que deu origem ao grupo, o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), destacou:
“A presidência da Câmara dos Deputados resolve convocar os membros da Comissão Especial destinada a dar parecer sobre a denúncia contra a senhora presidente da República por crime de responsabilidade”

A Lupa fez um levantamento junto ao projeto Excelências, da Transparência Brasil, para identificar quantos desses políticos têm “ocorrências com a Justiça ou com os Tribunais de Contas”. Isso quer dizer: quantos possuem inquéritos (investigações) em aberto ou ações em andamento nos tribunais de justiça, de contas ou eleitorais.
Dos 65 membros da comissão, 36 acumulam 155 ocorrências deste tipo, segundo as informações mais atuais disponíveis no projeto Excelências. Vinte e nove dos 65 políticos que analisarão o pedido de impeachment de Dilma não têm qualquer registro assim.
Seis partidos têm 100% de seus representantes na comissão com alguma ocorrência identificada. São eles: PP, PSD, PPS, PEN, PTN e PV. Dos oito deputados do PMDB na comissão, sete apresentam ocorrências. No PT, dos oito nomes eleitos, cinco têm ocorrências*. No PSDB, dos seis nomes, metade também acumula registros.
Não possuem ocorrências nos tribunais, segundo o Excelências, os deputados do PSOL, REDE, PHS, PMB, PTdoB, PROS, DEM e PCdoB, que completam a comissão. Os demais apresentam pelo menos um.
Veja abaixo em detalhe:
Os parlamentares da comissão especial que têm o maior número de ocorrências são: Washington Reis (PMDB-RJ), com 28 registros; Júnior Marreca (PEN-MA), com 12; e Paulo Maluf (PP-SP), com 11.
O relator da comissão, deputado Jovair Arantes (PTB/GO), teve a prestação de contas das eleições de 2006 rejeitadas, e o TSE manteve a decisão. Em 2012, suas contas de campanha também foram reprovadas. Mais uma vez ele recorreu, e a decisão foi mantida. Arantes também é alvo de ação movida pelo MPF por improbidade administrativa. Já o deputado eleito para ser presidente da comissão especial de impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), foi indiciado por peculato em um inquérito do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal em 2010. Todas as informações foram extraídas do site Excelências.
Veja aqui o levantamento completo feito pela Lupa e, logo abaixo, a lista definitiva da comissão que analisará o impeachment de Dilma Rousseff.O levantamento da Lupa no site do projeto Excelências foi realizado em 07/12/2015, na primeira tentativa de se formar a comissão, e em 17/03/2016, quando a comissão foi eleita. O projeto Excelências é atualizado constantemente, o que pode apresentar diferenças nos números finais apresentados no site da iniciativa.
PMDB: 8 TITULARES
João Marcelo Souza (MA)
Altineu Côrtes (RJ)
Leonardo Picciani (RJ)
Lúcio Vieira Lima (BA)
Mauro Mariani (SC)
Osmar Terra (RS)
Valternir Pereira (MT)
Washington Reis (RJ)
PTB: 3 TITULARES
Benito Gama (BA)
Jovair Arantes (GO)
Luiz Carlos Busato (RS)
DEM: 3 TITULARES
Elmar Nascimento (BA)
Mendonça Filho (PE)
Rodrigo Maia (RJ)
PRB: 2 TITULARES
Jhonatan de Jesus (RR)
Marcelo Squassoni (SP)
PSC: 2 TITULARES
Eduardo Bolsonaro (SP)
Marco Feliciano (SP)
SD: 2 TITULARES
Fernando Francischini (PR)
Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força (SP)
PEN: 1 TITULAR
Junior Marreca (MA)
PHS: 1 TITULAR
Marcelo Aro (MG)
PTN: 1 TITULAR
Bacelar (BA)
PT: 8 TITULARES
Arlindo Chinaglia (SP)
Henrique Fontana (RS)
José Mentor (SP)
Paulo Teixeira (SP)
Pepe Vargas (RS)
Vicente Candido (SP)
Wadih Damous (RJ)
Zé Geraldo (PA)
PR: 4 TITULARES
Edio Lopes (RR)
José Rocha (BA)
Maurício Quintella Lessa (AL)
Zenaide Maia (RN)
PSD: 4 TITULARES
Júlio Cesar (PI)
Marcos Montes (MG)
Paulo Magalhães (BA)
Rogério Rosso (DF)
PROS: 2 TITULARES
Titulares (2)
Eros Biodini (MG)
Ronaldo Fonseca (DF)
PCdoB: 1 TITULAR
Jandira Feghali (RJ)
PSDB: 6 TITULARES
Bruno Covas (SP)
Carlos Sampaio (SP)
Jutahy Junior (BA)
Nilson Leitão (MT)
Paulo Abi-Ackel (MG)
Shéridan (BA)
PSB: 4 TITULARES
Bebeto (BA)
Danilo Forte (CE)
Fernando Coelho Filho (PE)
Tadeu Alencar (PE)
PPS: 1 TITULAR
Alex Manente (SP)
PV: 1 TITULAR
Evair de Melo (ES)
PDT: 2 TITULARES
Flavio Nogueira (PI)
Weverton Rocha (MA)
PSOL: 1 TITULAR
Chico Alencar (RJ)
PTdoB: 1 TITULAR
Silvio Costa (PE)
PMB: 1 TITULAR
Weliton Prado (MG)
Rede: 1 TITULAR
Aliel Machado (PR)
PP: 5 TITULARES
Aguinaldo Ribeiro (PB)
Jerônimo Goergen (RS)
Júlio Lopes (RJ)
Paulo Maluf (SP)
Roberto Brito (BA)
*Revisamos os números às 23h28 do dia 17 de março e atualizamos a informação sobre o PT. O partido tem cinco de seus oito representantes na comissão com ocorrências registradas pelo site Excelências – não quatro como informado anteriormente.







