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questões cinematográficas

  • Campo de jogo – combinação letal

    Campo de jogo – combinação letal

    Geração, Juventude, Arsenal, Real Madrid, Lisboa, Ágora, União do Lins, Ladeira, Veteranos do Sampaio. Exceto os dois times que repetem nomes famosos, os dos demais escapam da banalidade. Apesar disso, Campo de jogo, dirigido por Eryk Rocha, não demonstra maior interesse por essa pequena manifestação de criatividade. — Leia o post completo.


  • A Lição - conto moral

    A Lição - conto moral

    A Lição reafirma que um filme pode encontrar seu lugar no cinema contemporâneo quando retoma os ensinamentos do neo-realismo, é filmado com simplicidade, além de ser muito bem interpretado, mesmo seguindo situação dramática convencional – a superação de obstáculos para alcançar um objetivo. — Leia o post completo.


  • Sorelle Mai – relações familiares em família

    Sorelle Mai – relações familiares em família

    Em 2010, quando Marco Bellocchio, aos 71 anos, lançou Sorelle Mai no Festival de Veneza, a crítica italiana observou com razão que ele preservava a vitalidade e leveza dos melhores momentos da sua carreira, iniciada com I pugni in tasca, em 1965, aos 26 anos. Considerado o melhor da temporada de 2011, Sorelle Mai foi também classificado, entre os filmes de Bellocchio, como aquele que mais recupera o espírito de 1968, e que “parece querer apagar toda a história ‘industrial’ do cinema para recomeçar do início (do ‘Ano Zero’, como se dizia então)”. — Leia o post completo.


  • Memória do futuro e do passado

    Memória do futuro e do passado

    A voz de barítono de Mário de Andrade ressoou domingo (5/7/2015) na Tenda dos Autores, em Paraty, no encerramento da 13ª Flip: “Deus lhe pague a santa esmola!/Deus o leve no andor!/Arrodeado de anjos/acirculado de flor/assentado à mão direita/aos pés de Nosso Senhor.”

    Foi comovente ouvir o homenageado do evento, entoando a canção de mendigo, gravada em 1940 e encontrada recentemente nos Estados Unidos. De voz presente, Mário coroou a conferência de José Miguel Wisnik, concluída, por sua vez, em dois estágios. — Leia o post completo.


  • Enquanto somos jovens – batata doce com marshmallow

    Enquanto somos jovens – batata doce com marshmallow

    Reunir Henrik Ibsen e Ben Stiller é uma mistura tão ou mais bizarra, que só ocorreria a um americano. Ambos foram incluídos em Enquanto somos jovens, sem o menor pudor aparente, pelo roteirista, co-produtor e diretor Noah Baumbach, que lança mão dos dois na tentativa de conciliar ambição intelectual e resultado comercial. De um lado, está a aspiração de Baumbach e Stiller de obterem reconhecimento artístico; de outro, o modelo de produção industrial no qual atuam, que considera um aval ter à frente do elenco um astro considerado um ímã para o público. — Leia o post completo.


  • Divertida mente (Inside out) – Raiva e Nojinho

    Divertida mente (Inside out) – Raiva e Nojinho

    Tristeza é uma das duas principais personagens de Inside out, o que realça a inadequação do título do filme no Brasil, mesmo a outra protagonista sendo Alegria. O quinteto titular de Divertida mente inclui Nojinho, Raiva e Medo, mas esse trio fica em segundo plano, apesar de também ter seus partidários entre as crianças. — Leia o post completo.


  • Romance policial – gênero exaurido

    Romance policial – gênero exaurido

    Exibidos no mesmo cinema, em sessões alternadas, Romance policial, escrito e dirigido por Jorge Durán, e Sangue azul, de Lírio Ferreira, embora sejam filmes de gêneros diferentes, têm em comum não apenas Daniel Oliveira no papel principal, mas a ideia central de isolar seus personagens em ambientes distantes. No deserto, em Romance policial, e no fundo do mar, em Sangue azul. Nos dois há o mesmo propósito de fazer uso da paisagem como elemento dramático, refletindo o estado psicológico dos personagens. — Leia o post completo.


  • Sangue azul – o pássaro e a sereia

    Sangue azul – o pássaro e a sereia

    Ele é um pássaro, ela uma sereia. Pedro/Zolah (Daniel Oliveira) é o homem-bala. Raquel (Caroline Abras), a mergulhadora. Suas profissões são incompatíveis. Parecem escolhidas para mantê-los afastados. Mas ao se reaproximarem, depois de anos separados, não há o que impeça o pássaro de vencer seu medo da água e mergulhar, mesmo correndo o risco de ficar cego. No fundo do mar, ele e a sereia finalmente se encontram em uma coreografia amorosa. Essa é a história de amor de Sangue azul, dirigido por Lírio Ferreira, a partir de roteiro escrito por ele, Fellipe Barbosa e Sérgio Oliveira. — Leia o post completo.


  • Agualusa – feliz em ser traído pelo cinema

    Agualusa – feliz em ser traído pelo cinema

    José Eduardo Agualusa teria razões de sobra para estar enfurecido. Não é o que demonstra, porém, na sua coluna,  publicada segunda-feira passada (25/5/2015), no Globo. O texto sugere, ao contrário, que ele pode até estar satisfeito. Embora reconheça a distância que há entre o filme O vendedor de passados, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, e seu romance homônimo, recusa-se a optar entre um e outro

     — Leia o post completo.


  • As quatro voltas - sessão única

    As quatro voltas - sessão única

    Estreou quinta-feira (21/5/2014), no Rio, As quatro voltas (2010), de Michelangelo Frammartino, oferecido em uma única sessão diária no Cine Joia, às 20h05, exceto segundas-feiras. Trata-se de um dos principais acontecimentos cinematográficos do ano em exibição na salinha de sub-solo, em Copacabana. — Leia o post completo.




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